Bom, agora que já falamos sobre algumas das armadilhas no percurso, e de alguns outros livros que normalmente são indicados para iniciantes, mas hoje vamos falar a respeito dos livros de outros autores que eu indico nessa jornada. Esses cinco livros que eu vou indicar aqui poderiam facilmente ser o ponto de partida para quem quer adquirir alguma base antes de ler Jung. Mas tenha em mente que são livros de entendores da psicologia analítica e de comentadores e estudiosos de Jung e psicologia analítica, então embora seja uma boa forma de adquirir conhecimento, lembre-se sempre de ler Jung na fonte, pois isso é fundamental. Se você quiser se informar mais sobre psicologia analítica, recomendo acompanhar minhas redes sociais.
1- Jung e a Construção da Psicologia Moderna: Uma Obra de Shamdasani
“Jung e a construção da psicologia moderna” do Shamdasani é um livro que abre sua mente e por isso é o primeiro aqui. Já citei o Shamdasani em outro post sobre as memórias, sonhos e reflexões, e aqui é um livro onde ele acaba destacando o papel fundamental de Jung na formação da psicologia contemporânea. É uma leitura obrigatória para quem busca entender a psicologia analítica junguiana. Apresenta neste livro os pilares fundamentais e epistemológicos da psicologia junguiana, destacando o papel vital de Carl Jung nos rumos da psicologia contemporânea.
Shamdasani vai mostrar nesse livro como Jung reconheceu as complexidades e desafios da determinação do objeto da ciência psicológica. Ele explorou as relações possíveis da psicologia com diferentes concepções de cientificidade, e no fim não era exatamente uma vontade de Jung construir uma teoria psicológica. Ele tambem explora como Jung abordou os desafios de definir o objeto da ciência psicológica. e investiga a interação da psicologia com várias noções de cientificidade e revela que Jung não buscava exatamente construir uma teoria psicológica tradicional.
O livro destaca como a atmosfera do romantismo alemão, que era o espírito da época, influenciou o pensamento médico e psicológico do fim do séc. XIX e início do séc. XX. Essa influência, combinada com as observações e experiências clínicas de Jung, acabou desembocando na construção da “psicologia profunda”, e vai apresentando autores que influenciaram a construção do pensamento de Jung, bem como uma certa genealogia, por assim dizer, de alguns dos conceitos e como eles foram aplicados no escopo teórico.
2 Jung vida e obra- Nise da Silveira, é psicologia analitica fiel, mas com um toque de brasilidade
Esse livro recebeu até um relançamento, agora em 2023. Acho que é dispensável falar da importância de Nise da Silveira aqui nesse post, eu tive o prazer de ter uma professora que foi aluna de Nise, e sempre falava com muito brilho nos olhos dela. Mas como já mencionado no primeiro post dessa série, a complexidade e a profundidade dos conceitos junguianos podem, por vezes, tornar-se barreiras para aqueles que desejam explorar este campo. E é aqui “Jung: Vida e Obra” de Nise da Silveira brilha por facilitar a compreensão de muitos elementos encontrados nessa jornada da psicologia analítica. O exemplo que ela usa sobre os cristais axiais e arquétipos ficou marcado pra mim até hj.
Esse livro precisa ser mais valorizado, pelo seu caráter pedagógico, pois mesmo alguém completamente leigo é capaz de compreender Jung através da articulação que a Nise faz dos conceitos junguianos
3 -Psicologia Junguiana: Uma introdução- Heraclíto Pinheiro
Introdução a Psicologia Junguiana- Heraclíto Pinheiro
Eu vou tentar falar desses dois em conjunto pois eles são quase complementares na minha percepção. Pra quem não conhece, o Heráclito é um dos maiores entendendores brasileiros da obra de Jung hoje, e esses livros dele são um esforço na empreitada de lutar contra a mistificação e a deturpação de elementos junguianos, usados ai a torto e a direito, de modo completamente equivocado.
Nesses livros, você tem um olhar que é bastante pedagógico, em apresentar os conceitos, bem como a estrutura de todo arcabouço junguiano. Esses foram os últimos livros daqui que li, tive contato com eles em 2020, depois de já longos 7 anos, nessa jornada de estudar Jung e tanto os livros quanto o canal no YouTube do Heráclito, são verdadeiros bálsamos no meio de tanta desinformação.
E embora ambos os livros seja de introdução, o fato de serem bastante fiéis as percepções do Jung tornam eles bastante valiosos
Você pode ler em qualquer ordem, mas eu recomendaria ler “Introdução” e depois “Psicologia Junguiana: uma introdução”. Ainda tem o outro livro sobre o “Método de Jung” que também super recomendo e até poderia facilmente se encaixar aqui.
‘The Discovery of the Unconscious’ de Henri Ellenberger – Psicologia Analítica em Profundidade
Esse livro é monumental, seja pelo conteudo seja pelo tamanho, aqui o Ellenberger explora a evolução do conceito de inconsciente na psicologia, e tambem destaca a transição de práticas primevas de psicoterapia, como exorcismo e magnetismo, para abordagens mais sofisticadas, como o hipnotismo e a psiquiatria dinâmica. A obra documenta essa evolução desde a pré-história e vamos aompanhando essa trajetória até os primeiros psicanalistas do século XX.
Ao longo das páginas, somos apresentados a gigantes como Freud, Adler e Jung. Mas Ellenberger não se limita a relatar; ele nos convida a refletir, a questionar e a mergulhar em debates que moldaram a copntrução histórica da psicologia.as contribuições de figuras essenciais como Franz Anton Mesmer, Sigmund Freud, Pierre Janet, Alfred Adler e, claro C.G Jung.
Acho que podemos considerar. a obra de Ellenberger como a história definitiva, até então, para entendermos elementos da psicodinâmica historicamente, o que corrobora com um certo carater até arquetipico a tendência de entendimento do inconsciente. Sua abordagem interdisciplinar e sua capacidade de integrar insights de diversas áreas do conhecimento tornam “The Discovery of the Unconscious” uma leitura essencial para estudantes, profissionais, entusiastas da psicologia analitica ou qualquer umq ue queira estudar psiquiatria dinâmica e linhas da psicologia que trabalhem elementos psicodinâmicos
Leia esse livro, você não vai se arrepender
Complexo, arquétipo e símbolo na psicologia de C.G Jung- Jolande Jacobi. Mais simples que isso impossivel
Eu pensei muito se colocava esse livro aqui e acabei deixando esse aqui por último e de forma extra oficial, pois tenho algumas ressalvas quanto a ele. Quando estou dando aula ou alguma palestra, costumo brincar que a Jacobi é “Jung para crianças”, mas isso não é de um jeito pejorativo. É porque a escrita dela é bem mais simples do que a de outros nomes da psicologia analítica em seus anos iniciais, principalmente se comparada à Barbara Hannah e von Franz.
Mas a minha ressalva aqui e talvez esse seja o unicco livro dessa lista que eu não indique como ponto de partida, é que a JAcobi tem algumas percepções a respeito da obra de Jung que são dela do que da “teoria” em geral, e pode parecer meio contraditorio com alguns elementos teoricos, em especial a questão do eixo ego-self, e a parte de analise de simbolos tbm que tem no livro pode ser meio confusa.
Mas no geral, a obra explora a inter-relação entre complexos, arquétipos e símbolos na psicologia de C.G. Jung. Jacobi discute como, em princípio, complexo e símbolo, segundo Jung, coincidem em muitos aspectos, e aí vem a questão do enraizamento num núcleo de significado arquetípico e no inconsciente coletivo.
É um livro que da pra viver sem, mas pode ajudar a elucidar ou interessar a alguem
Checkpoint
Bom, chegamos a mais uma pausa na nossa jornada de estudar e aprender sobre Jung e psicologia analítica. Se você perdeu os outros posts da série, eles estão todos aqui. Você deve ter reparado que faltaram indicações famosas como “O Mapa da Alma” de Murray Stein, ou O livro do Hall de capa laranja que estava no meu outro guia, ou até mesmo os livros da Verena Kast. Eu vou falar sobre eles no próximo post dessa série, então fique atento à próxima parte.
Leia as partes anteriores desta série aqui”.
Se você achou este post psicologia analítica útil, considere compartilhá-lo com outros interessados no tema