Tempestade e o adversário: Um confronto com a Sombra
Hoje eu quero falar de uma reflexão que eu tive enquanto assistia a X-men 97, que é sobre a tempestade e o confronto com a sombra.
Quem está assistindo sabe que em um dado momento da narrativa ela perde e depois recupera os seus poderes, e numa perspectiva junguiana isso tem muito a ver com o confronto com a sombra.
A criatura que tempestade enfrenta chama-se Adversário, ele é uma entidade demoniaca do povo chayenne, ao qual o forge faz parte.
Nos quadrinhos inclusive, é o forge quem invoca o Adversário, durante a um confronto na guerra do vietnã em que ele lutou, como forma de aniquilar seus inimigos.
Mas na serie animada, o adversário aparece com a forma de uma grande passaro negro, bem diferente do que é nas Hqs. e é simbolismo que é importante pra gente pensar aqui.
Tempestade havia perdido os poderes e tem que enfrentar essa entidade que consome frustração, rancor e ódio. Sentimentos que ela estava experienciado. Todo o conflito de tempestade com o adversário tem uma dinâmica psicológica de confronto entre consciência e inconsciente, em especial entre os conteúdos da sombra da tempestade e aquilo que ela tinha como crença sobre si mesma.
Nos mitos heroicos a sombra tende a aparecer como um grande perigo a ser enfrentado pelo herói e é aqui que O adversário aqui adquire características da Sombra pessoal de tempestade, fazendo todo um joguete psicológico de faze-la enfrentar seus medos, vergonhas e conteúdo reprimido. Explorando principalmente a claustrofobia de Ororo. Pra quem não sabe ela adquiriu esse trauma devido a um desmoronamento em que ficou presa nos escombros na infancia, nas hqs
A sombra, de um modo geral como aponta M.-L von Franz, “contém valores necessários à nossa consciência, mas que existem sob uma forma que torna difícil a sua integração na vida de cada um” (FRANZ, 2016, p. 226). Ainda segundo a autora, a sombra não é o todo da personalidade inconsciente: representa qualidades e atributos desconhecidos ou pouco conhecidos do ego – aspectos que pertencem sobretudo à esfera pessoal e que poderiam também ser conscientes. Sob certos ângulos, a sombra pode também consistir de
fatores coletivos que brotam de uma fonte situada fora da vida pessoal do indivíduo (FRANZ,2016, p. 222).o home e seus simbolos
“O que são demonios alem dos reflexos de nossos medos e vergonha coisas que enterramos dentro de nós que escondemos de nossos amados, mesmo que envenenem nosso coração até que finalmente curemos nosso adversário aceitando ele’
você é apenas um eco de quem eu sou
A imagem da sombra é uma imagem simbólica e arquetípica. Segundo Jung (2000, p. 31) a sombraé “um desfiladeiro, um portal estreito cuja dolorosa exiguidade não poupa quem quer que desçaao fundo”, porém é “uma parte viva da personalidade e por isso quer comparecer de alguma forma”e completa alertando que “não é possível anulá-la argumentando, ou torná-la inofensiva através da racionalização arquetipos e o inconsciente coletivo
Tempestade estava duvidando de seus poderes e de sua capacidade mutante,e isso foi o que alimentou o adversário. Ela vivia um luto pela perda de seus poderes, ao mesmo tempo que tentava se conformar com a possibilidade de ser apenas uma humana, e esse conflito neurótico é um prato cheio para alimentar essas invasões de conteúdos da sombra, já que o ego esta fragilizado
Depois de todo conflito se desenrolar, tempestade vence o adversário, e não apenas recupera seus poderes,mas se tranforma após esse confronto, E aqui temos um ponto simbólico interessante.
Antes do confronto com o adversário, o uniforme dela era branco, e depois passa a ser o uniforme negro clássico das Hqs, que se forma a partir do inimigo derrotado.
Bom branco é uma cor associada à consciência enquanto preto e comumente associado ao inconsciente e a sombra.
A passagem de um uniforme branco, para um negro demonstra uma integraÇão desses elementos de sombra que antes eram uma questão para ela, o que vemos é uma aceitação da sombra e com isso um alargamento da consciência.
Eu penso num paralelo mitoogico com o mito de Oxóssi, que se só se torna oxóssi, o caçador de uma flecha só, depois de derrotar o grande passaro negro enviado pelas feiticeias que estavam ressentidas, e invocam esse passaro negro gigante para causar transtornos. Assim como na história da tempestade o passaro negro representa um aspecto da sombra que recai sobre a coletividade, e vencer o passaro negro é integrar sua sombra e estar mais perto da integralidade da consciencia.
A unica distinção é que no mito de Oxóssi o pássaro fora enviado pelas feiticeiras, logo simboliza aspectos da anima para esse integração, e no caso da Ororo, o passáro representaria o Animus, um animus muito cruel inclusive, que força todas as funções da psique da Tempestade como forma de integração desse conteúdo psicológico para que haja uma expansão da consciência
E assim como Oxóssi, Ororo se torna mais inteira depois desse embate, reassumindo seu status divino como a senhora do clima. No fundo a máquina de forge havia funcionado para reaver os poderes de ororo. Porem, havia esse limitador na sua realidade psíquica, enquanto ela não lidasse com seus proprios demônios e conflitos ela não poderia ser inteira de novo